sexta-feira, 3 de abril de 2009

SEXTO ENCONTRO PRESENCIAL

O encontro presencial da sexta semana de estudo aconteceu no dia 22/11/2008 e teve início com a apresentação do blog do curso – www.proinfoparelhas.blogspot.com
através do data show, onde foi inserido um flick com fotos dos cursistas e alguns textos produzidos pelos mesmos ao longo do curso. Seguimos com o estudo da Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta, comentando os objetivos da unidade e refletindo através dos vários questionamentos que a mesma propõe.
Dando prosseguimento analisamos as características de cada ferramenta de comunicação apresentada e suas possibilidades de uso pedagógico, realizando pesquisas nos sites sugeridos para observar a organização de chats, fóruns e listas. Em seguida o formador disponibilizou o ambiente previamente preparado com a lista de discussão do grupo Proinfo Parelhas, que tem como endereço de e-mail:
proinfoparelhas@googlegroups.com e na web: http://groups.google.com.br/group/proinfoparelhas e orientou os cursistas a ingressarem no grupo aceitando o convite enviado por e-mail para interagirem no ambiente, refletindo a partir das questões apresentadas pelo formador e inserindo novos tópicos de discussão. Cada cursista também teve a oportunidade de exercitar a criação de suas próprias listas no provedor Gmail, discutindo através das mesmas as possibilidades de utilizá-las com seus alunos e as transformações que esta vivência pode provocar nas relações estabelecidas no espaço da escola.
Encerrando as atividades, foi realizada a leitura comentada do texto “Regras de etiqueta para a Internet” e encaminhamentos para o estudo a distância através do fórum criado em
http://inforum.insite.com.br, com o tema: O papel do educador e as mudanças ocorridas
com a inserção da tecnologia na sala de aula.


Nenhum comentário: