sexta-feira, 3 de abril de 2009

QUINTO ENCONTRO PRESENCIAL

No encontro presencial da quinta semana do Curso de Introdução à Educação Digital, realizado no dia 15/11/2008, iniciamos o estudo da Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede. Antes de iniciarmos as atividades os cursistas comentaram a interação proporcionada pelo correio eletrônico durante a semana, enfatizando a satisfação de ver a caixa de entrada de seus e-mails sempre movimentada e recheada de novidades, proporcionando o contato permanente com os colegas e com o formador.
Seguimos com a leitura da apresentação, introdução e objetivos da unidade, bem como a exploração dos questionamentos e glossário presentes nas laterais das páginas. Partimos para a navegação através do Iceweasel, enfatizando as informações apresentadas no item “Saiba mais” da página 56. Seguindo a orientação das atividades de navegação 1 e 2, partimos para a exploração do Portal Webeduc, onde no ícone do curso Mídias na Educação os cursistas realizaram a navegação pelo ambiente, descobrindo ligações das imagens e links para outros textos, experiência que os mesmos compararam a “descobrir a ponta de um iceberg”.
Seguimos com a leitura comentada do item “Segurança na Internet? Vírus de computador?”, enfatizando as medidas que precisamos tomar para nos protegermos destas ameaças e partimos para a exploração do site de busca Google, executando a atividade de pesquisa 1 e organizando os sites listados na pesquisa no recurso “Favoritos”. A seguir se deu a exploração prática do recurso PDF e o encerramento das atividades com o encaminhamento do estudo a distância: visitar o site
www.eca.usp.br/prof/moran/ e navegar pelos textos do Prof. José Manuel Moran. Na opção “Educação inovadora” escolher um texto para ler e enviar comentário por e-mail para o formador.




Nenhum comentário: