sexta-feira, 3 de abril de 2009

QUARTO ENCONTRO PRESENCIAL

Na quarta semana de estudo o encontro presencial aconteceu no dia 08/11/2008 e teve início com uma mensagem no data show, seguindo com leitura da apresentação e objetivos de aprendizagem da unidade 3 - Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico. Logo após fizemos a exploração dos questionamentos nas laterais das páginas, possibilitando a reflexão sobre os conceitos de comunicação e interação e sua importância e do uso das novas tecnologias na escola, bem como o papel do educador diante dessa realidade.
Seguindo com as atividades, iniciamos a exploração do item “Saiba mais”, na página 81, que trata dos gêneros textuais utilizados nos vários contextos de comunicação, enfatizando o correio eletrônico como um gênero que evoluiu de outros já conhecidos.
Após a reflexão seguimos com a atividade de prática 3, onde cada cursista fez o cadastro no provedor
www.gmail.com e criou seu e-mail, o que facilitou a comunicação e interação entre si e com o formador. Explorar os recursos oferecidos pelo provedor (e-mail e bate-papo) foi uma atividade extremamente prazerosa para os cursistas que, ao trocarem mensagens on line e off line, descreviam suas emoções e sentimentos e alguns declararam estar se sentindo como uma criança que descobre algo novo. Outros declararam que, em relação ao uso das novas tecnologias, se sentiam como seus alunos, em processo de alfabetização e letramento.
Dando continuidade, retomamos a segunda parte da unidade 5 onde orienta o envio de anexos em mensagens eletrônicas e o uso dos recursos do Google Documents. Esta vivência possibilitou o encaminhamento do estudo a distância, onde os cursistas foram orientados a usar o e-mail para comunicar-se entre si e com o formador, enviando mensagens, cartões virtuais do site Correio Mágico e compartilhando textos no Google Documents para que os colegas possam colaborar com suas produções que tiveram como guia a questão: Como aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares?

Nenhum comentário: