sexta-feira, 3 de abril de 2009

OITAVO ENCONTRO PRESENCIAL

O encontro presencial da oitava semana de estudo aconteceu no dia 06/12/2008 e teve início com uma apresentação de slides no data show com o objetivo de acolher os cursistas e ao mesmo tempo prepará-los para a temática da unidade 6: Apresentações para nossas aulas.
Realizamos a leitura comentada da apresentação, objetivos e introdução da unidade, discutindo sobre como uso de slides vem se tornando cada vez mais comum no espaço da escola, seja em formações, capacitações, palestras e seminários para os professores ou até mesmo com o próprio aluno nos eventos que a escola promove. Trocamos idéias sobre os efeitos que uma apresentação produz nos participantes e como facilita a aprendizagem do conteúdo abordado.
Partimos para a exploração da comunidade Slideshare, na qual os cursistas buscaram apresentações pesquisando por temas de seu interesse, observando elementos presentes nas mesmas e como os autores os utilizaram para provocar efeitos variados.
Seguindo a orientação das páginas 180 e 181 os cursistas planejaram suas apresentações criando um plano de produção para uma apresentação sobre o curso de 40h, partindo para a prática no aplicativo BrOffice Impress. A cada slide criado os cursistas tiveram a oportunidade de explorar os recursos do Impress, aplicando efeitos, trabalhando com várias opções de designs, fontes e cores, inserindo imagens, personalizando animações e transições, observando os resultados e fazendo alterações.
Os trabalhos foram salvos na pasta de usuário de cada um e algumas foram exibidas no data show. Os cursistas se mostraram entusiasmados com as atividades e encantados com os resultados das apresentações, comentado sobre a praticidade do aplicativo Impress e a possibilidade de utilizá-lo em computadores sem acesso à Internet.
Como forma de melhorar o desempenho na criação e utilização de slides e reforçar os conteúdos trabalhados, os cursistas foram orientados a criar outras apresentações no estudo à distância e enviar para os colegas e formador como anexo de e-mail, acompanhados de reflexão sobre sua aplicação em sala de aula.

Nenhum comentário: