sexta-feira, 3 de abril de 2009

SÉTIMO ENCONTRO PRESENCIAL

Iniciamos o encontro presencial do dia 29/11/2008 com a recepção dos cursistas e exibição do vídeo “Nunca desista”, que trata das transformações ocorridas no mundo pelo empenho do homem em buscar a inovação e a realização dos seus sonhos, como Santos Dumont que sonhou voar, Tomas Edson que sonhou vencer a escuridão e Jhon Kennedy que sonhou em chegar a lua e todos tiveram seus sonhos realizados pelo esforço, planejamento e ousadia, sendo que, a partir de suas idéias a humanidade deu um salto, avançando tecnologicamente numa velocidade assustadora, porém ainda imersa em um contexto de desigualdades sociais que deixa uma parcela significativa da população do mundo à margem desse processo. Somos convocados a refletir sobre como utilizar as tecnologias para diminuir essas desigualdades e promover o bem comum, fazendo o uso da máquina sem esquecer de sermos humanos.
Nesta sétima semana de estudo optamos por trabalhar a Unidade 7: Criação de blogs, iniciando com a leitura da introdução e objetivos da unidade e discutindo sobre as características e vantagens de se trabalhar os blogs com os alunos.
Na atividade de pesquisa 1 os cursistas escolheram alguns blogs para visitar, explorando os modelos e conteúdos apresentados como base para construir o seu. Partimos então para a atividade de prática 14, onde seguindo o passo a passo e a orientação do formador cada cursista criou seu blog, inseriu seus textos, editou seu perfil inserindo foto, inseriu flicks com imagens do curso e visitou blogs de colegas enviando comentários.
Para o estudo a distância foi sugerido o registro no blog das conclusões de cada um sobre como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica, bem como a postagem de outros textos relacionados aos temas abordados no curso.



Nenhum comentário: