segunda-feira, 27 de outubro de 2008

SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL

O segundo encontro presencial do curso Introdução a Educação Digital aconteceu no dia 25/10/2008, com as seguintes atividades:

  • Recepção dos cursistas
  • Reflexão a partir do vídeo "Quem mexeu no meu queijo", mostrando a necessidade de estarmos receptivos às mudanças que acontecem a nossa volta e buscarmos caminhos para nos adaptarmos a elas
  • Execução das atividades da Unidade 1 utilizando o editor de textos BrOffice.org Writer

A SEGUIR ESTÃO ALGUNS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES NAS ATVIDADES DA UNIDADE 1, TOMANDO POR BASE SUAS REFLEXÕES E O FILME "DO SONHO AOS ARES":

Do sonho aos Ares
O homem sempre procurou produzir mais e com menor esforço, por isso criou as máquinas para a simplificação do seu trabalho. Observando ao nosso redor, no ambiente doméstico há o computador, a TV, o celular entre outros; em tudo pode-se observar a presença da tecnologia que são resultados da ciência, da invenção, da criatividade do ser humano para facilitar, aprimorar a vida, gerando mais qualidade da espécie. Santos Dumont é um exemplo da criatividade humana, da persistência e do planejamento para concretização de um sonho. O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir. Caminhamos para o futuro com as tecnologias entrando cada vez mais nas tarefas do cotidiano, provocando transformações visíveis em nossas vidas. A tecnologia tem facilitado em muito a vida das pessoas, ela proporciona conforto, aproxima as pessoas mesmo que virtualmente, economiza tempo e eleva o conhecimento. Nesse contexto, ressaltamos a importância da informática que pode modificar nossa vida pessoal e profissional, pois diante dos desafios postos pela complexidade da sociedade do conhecimento e da tecnologia, muito mais que ensinar saberes prontos, nós educadores, precisamos criar espaços de aprendizagem. No entanto é preciso aceitar o desafio da formação continuada, do aprender permanente e cultivar o caráter da pesquisa e da inovação, haja visto que a educação é um processo de produção e reconstrução do saber. Nessa perspectiva de aprofundar conhecimentos e reconstruir saberes surge a INTERNET, um importante instrumento o qual já senti a necessidade de utilizá-lo para enriquecer monografias e projetos de trabalho, sendo a principal das novas tecnologias de informação e comunicação.
Adriana Claudia de Macedo Lima


Os sonhos transformaram a humanidade
Toda evolução científica está extremamente relacionada aos sonhos da humanidade, que para acontecer será necessário um imenso processo que vai desde a sua formação até a concretização. Esse processo é recheado de inúmeras tentativas que envolvem decepções, angustias, mas também a perseverança que conduzirá ao sucesso e conseqüentemente a inovação tecnológica. A história da humanidade mostra que sem a curiosidade e o desejo de transformação, ou até mesmo, o desejo de uma revolução tecnológica, seria impossível a existência da Ciência. Nesse sentido a, evolução tecnológica já foi um sonho e hoje é uma realidade que veio transformar a vida da humanidade. A informática veio contribuir para ampliar os conhecimentos, como meio facilitador para pesquisas, em especial como ajuda na realização do trabalho. Vitória Lima Do Sonho à realidade “Do sonho aos ares” relaciona-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular de vários modos. Primeiro, percebemos a surpresa e o impacto causados na sociedade com o avanço tecnológico; segundo, percebemos que a partir da invenção do computador na sua forma original, os avanços foram acontecendo sucessivamente e numa velocidade jamais imaginada. Indubitavelmente, esta evolução afeta diretamente nossas vidas, uma vez que os modos de produção podem ser considerados a mola-mestra do desenvolvimento de uma sociedade. A informática, certamente, pode modificar as nossas vidas pessoal e profissional, dependendo da atenção a ela por nós dispensada, haja visto que a sociedade como um todo faz de nós essa exigência. Assim, correspondermos ou não vai depender diretamente das tomadas de decisões pessoais e/ou coletivas, bem como das oportunidades oferecidas para que isso aconteça ou das cobranças que a nós forem feitas. Sentir necessidade de acessar a Internet já está ligado às minhas necessidades cotidianas, principalmente para as voltadas à área profissional, já que são inúmeras as possibilidades de crescimento que ela oferece.
Maria Lúcia da Silva Gomes.


Do sonho aos ares
“Sonhar, sonhar... Subir, subir...” Esse era o sonho de Ícaro. Esse era o sonho de Alberto. Tentou, insistiu, persistiu e conseguiu. Alçou seu vôo. Subiu... Viu a terra de um ponto mais alto. Evoluiu! Diminuiu fronteiras a partir das suas inúmeras tentativas de construir um aparelho que permitisse ao homem sentir a mesma sensação dos pássaros livres: VOAR! E assim, tal como a invenção da roda, que fez com que a humanidade evoluísse, o avião e outros instrumentos, frutos da criatividade, estudo e esforço do homem, contribuem para o desenvolvimento tecnológico em que encontra-se o mundo atualmente. Essa evolução tecnológica, hoje tão fortemente presente em nossas vidas, nos permite estar interligados com o mundo, com as informações em tempo real, com diferentes tipos de culturas... ; o que facilita a busca do conhecimento como fonte inesgotável de aprendizado que muito contribui para a nossa formação pessoal e profissional. Josenice da Silva Diniz Parelhas, 25-10-08


O SONHO DE VOAR
O vídeo “Do sonho aos ares” mostra a história de um brasileiro pequeno na estatura mais com uma inteligência enorme, este homem chama-se Alberto Santos Dumont, conhecido no mundo inteiro por suas invenções, mais a principal delas e que entraria para a história da humanidade foi a invenção do avião, pois ele realizou o maior desejo do homem que era o de voar. Na época não tínhamos toda as facilidades que temos hoje pra se resolver ou fazer algum projeto, pois a tecnologia da época era muito “atrasada” para os padrões atuais, mesmo assim Dumont não desistiu de sua idéia e conseguiu voar a bordo do seu 14bis. Penso que foi a partir daí que o homem partiu pra essa nova era da tecnologia, pois tinha que aperfeiçoar cada vez mais a nova invenção, aí estava nascendo a era da informática, pois não era preciso só criar e voar, tinha que ter novas tecnologias, pois começava a se criar o avião de carga de guerra etc. Nos dias de hoje é praticamente impossível viver sem a tecnologia, seja ela na vida pessoal ou na vida profissional, no meu trabalho eu preciso, pois a cada dia novas regras, novos conhecimentos são colocados a nossa disposição principalmente via Internet, por isso tenho sempre a necessidade de estar buscando nessa rede novas informações para melhorar o meu trabalho.
Edmar José da Silva Parelhas, 25 de outubro de 2008


Do 14 Bis ao avanço tecnológico
O referido filme mostra a evolução da tecnologia, através da criação da primeira aeronave feita por Santos Dumont. Na época os recursos tecnológicos eram poucos. Mas mesmo assim sua invenção foi levada ao ar. Com o decorrer dos anos podemos observar através do filme a evolução na fabricação das aeronaves modernas e velozes. Podemos dizer que estamos numa avançada era tecnológica e que não devemos nos acomodar, pois nossos alunos mesmo que não seja na escola, mas em casa ou em outros lugares estão acompanhando toda essa evolução.
Nazaré Cavalcante. Parelhas 25/10/2008

Vejamos em maiores detalhes o desenvolvimento das atividades da segunda semana de estudo:

Na segunda semana de estudo o encontro presencial se deu no dia 25/10/2008, com duração de duas horas e foram encaminhadas as atividades para duas horas de estudo a distância.
O encontro teve início com a recepção dos cursistas e uma reflexão a partir do vídeo “Quem mexeu no meu queijo?”, exibido em data show e comentado por cursistas e formador.
Dando prosseguimento ao estudo da unidade 1, Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital, iniciado durante o estudo a distância, foi feita a leitura circular do ítem “Destaque”, da página 29, que trata da questão dos gêneros textuais, seguindo-se com as atividades de execução 1, 2, 3 e 5, que orientaram os primeiros contatos dos cursistas com o computador: ligar, fazer login, manusear o mouse explorando seus vários usos e conhecer as principais teclas do teclado e suas respectivas funções (ENTER, SHIFT, CTRL, ALT, TAB, BACKSPACE, CAPS LOOK, BARRA DE ESPAÇO), localizando-as e experimentando-as.
Seguindo o estudo da unidade os professores realizaram o passo a passo das páginas 33 a 37, criando sua pasta de usuário e iniciando o editor de textos BrOffice.org Writer para realizar a digitação do texto produzido a partir do filme “Do Sonho aos Ares”.
A princípio os cursistas pareciam tensos com os primeiros comandos no computador, porém no desenvolver desta atividade foram relaxando, divertindo-se com os “erros” e alguns relataram que digitar um texto não era o “bicho de sete cabeças que imaginavam”.
Com o texto digitado partiu-se para a experiência de utilizar alguns recursos de formatação: selecionar, alinhar (centro, direita, esquerda, justificar), negrito, itálico, sublinhado, estilo e tamanho da fonte. Ainda foram trabalhadas as funções dos ícones minimizar, maximizar, fechar e setas da barra de rolagem. As alterações foram salvas e as atividades foram encerradas seguindo o passo a passo das páginas 44 e 45 que orientam a forma correta de desligar o computador.
Para o estudo a distância foi orientada a leitura da unidade 5 que dá seqüência à elaboração e edição de textos, bem como o manuseio do computador fazendo a digitação de outros textos para reforçar o uso dos comandos estudados, buscando auxílio no CD do curso.



quarta-feira, 22 de outubro de 2008

sábado, 18 de outubro de 2008

CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL

Iniciamos o curso Introdução à Educação Digital. Este curso está sendo oferecido em todo o Brasil pelos NTEs e municípios acompanhados pela UNDIME e tem como objetivo capacitar professores para o uso do computador e da Internet na prática pedagógica. O Sistema Operacional utilizado é o Linux Educacional 1.0/2.0, instalado nas escolas participantes e já traz um acervo riquíssimo de softwares educativos. Também neste curso vamos utilizar o blog como ferramenta educativa, portanto, em breve, verão aqui os blogs produzidos pelas três turmas que estão cursando "Introdução à Educação Digital" no município de Parelhas.

A seguir estão relatadas as atividades da primeira semana de estudo, organizada da seguinte forma:

  • Duas horas de encontro presencial no dia 18/10/2008
  • Duas horas de estudo à distância no decorrer da semana
  1. Abertura: Recepção dos cursistas

  2. Dinâmica "A Rede": Apresentação e perfil tecnológico dos cursistas


3. Vídeo introdutório: Metodologia ou Tecnologia?




4. Apresentação do Plano Básico do curso

5. Contextualização: O desafio do sistema educacional frente a sociedade contemporânea e as novas tecnologias

5. Conhecendo o material do curso

6. Leitura circular das orientações ao cursista (pág. 08 e 09 do guia impresso)

7. Encaminhamentos para o estudo à distância:

  • Leitura da parte introdutória do guia e da Unidade I

  • Elaboração da atividade de execução 4



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Encontro de abertura do Proinfo






O encontro de abertura do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo, contou com a presença do Prefeito Municipal Antonio Petronilo, da Secretária de Educação Ildelita Roque, da representante da UNDIME/RN professora Lourdes Valentim, da dinamizadora do Proinfo no município de Acari, Rosa Maria Gomes e foi organizado pela professora Jailda Oliveira, dinamizadora do Proinfo no município de Parelhas. Mais de 80 professores e gestores participaram do evento onde foram apresentados os cursos oferecidos pelo programa que terão oferecidos pelo programa que terão 18/10/2008.